menina com bandeira lgbt parada do orgulho

Já escolheu o look para a Parada do Orgulho?

A Parada do Orgulho já se tornou uma tradição, não é mesmo? Todos os anos, as ruas de muitas cidades do Brasil e do mundo todo ganham cores, vida e ainda mais resistência. 

E esse evento tão simbólico e importante, merece um look incrível e bem pensado em todos os detalhes.

Mas antes de darmos algumas dicas de como arrasar ainda mais na Parada, que tal entender o contexto de como ela surgiu e qual a importância dela?

Vamos lá!

Qual a importância da Parada do Orgulho?

Antes de explicar sobre o surgimento da Parada do Orgulho, é essencial que a gente frise bem a importância dela, afinal, ela vai muito além de um simples evento. Ela vem como uma forma de manifestar a necessidade da visibilidade da população LGBTQIA+, que ainda sofre com o preconceito.

Mas antes de continuar, você sabe o que quer dizer a sigla LGBTQIA+? A gente te explica!

  • L – Lésbicas
  • G – Gays
  • B – Bissexuais
  • T – Transgêneros
  • Q – Queers
  • I – Interssexuais
  • A – Assexuais
  • + – Simboliza todas as demais identidades de gênero

Como surgiu a Parada LGBTQIA+?

Agora que você já compreendeu a sigla LGBTQIA+ e já tem uma noção da importância da Parada do Orgulho, vamos entender um pouco mais sobre onde e como ela surgiu.

Para isso, vamos voltar um pouco no tempo e ir até a Nova Iorque de 1969, mais precisamente na rua Christopher, onde existia o bar The Stonewall Inn. Ele era um ponto de encontro muito famoso entre o público LGBTQIA+

Porém nessa época, em alguns estados dos Estados Unidos, a homossexualidade ainda era considerada crime.

Dentro desse contexto, no dia 28 de junho desse mesmo ano, a polícia realizou uma operação violenta nesse bar, detendo 13 pessoas, entre frequentadores e funcionários. Os demais frequentadores e alguns vizinhos se uniram e fizeram uma barricada contra esse ato.

Essa oposição à operação policial, ficou conhecida como Revolta de Stonewall e é um marco muito importante da luta LGBTQIA+.

Dia da Libertação Gay da Rua Christopher

A Revolta de Stonewall foi tão importante que não ficou esquecida e nem foi isolada. Um ano depois, no dia 28 de junho de 1970, manifestantes se juntaram na Rua Christopher em frente ao The Stonewall Inn para relembrar o acontecido e pedir, mais uma vez, respeito e visibilidade.

A passeata seguiu rumo ao Central Parque, percorrendo cerca de 4,5 quilômetros. De acordo com matérias veiculadas na época, a manifestação se estendeu por 15 quarteirões e teve um impacto muito forte e necessário.

Mas é importante saber que mesmo antes da Revolta de Stonewall já tinham algumas pessoas que questionavam as leis e colocavam em pauta o direito LGBTQIA+.

Como começou a Parada do Orgulho aqui no Brasil?

No Brasil, a Parada LGBTQIA+ começou bem depois. Foi só em 1997, que algumas pessoas resolveram se juntar e se reunir na Avenida Paulista, para lutar por seus direitos e pela visibilidade.

Hoje, a Parada do Orgulho de São Paulo é uma das maiores do mundo e reúne todos os anos milhares de pessoas do mundo todo.

E como é a Parada hoje?

Hoje, como já falamos, a Parada do Orgulho se tornou uma tradição, que acontece no mundo todo.

Ela é sinônimo de alegria. Mas, apesar dos shows e das cores, nós não podemos nunca esquecer que ela significa, principalmente, resistência e luta.

Como vai ser seu look para a Parada do Orgulho? Confira algumas dicas

Agora que você já sabe toda a história da Parada, deu ainda vontade de ir, não é mesmo? Então, que tal aproveitar que ela é ao ar livre e arrasar nos óculos de sol?

Confira algumas opções:

Óculos de Sol Vogue

Óculos de Sol Ray-Ban Round Double Bridge

Agora, se você precisa de correção visual, que tal optar por uma armação de óculos de grau bem estilosa?

Óculos de grau Vogue

Outro acessório é uma ótima opção para curtir a Parada é a lente colorida. Ela deixa seu look diferente e ousado.

Lentes de contato Air Optix Colors

Independente da Parada, sempre é bom investir no look e mudar um pouco. Por isso, na Minha Ótica Online você encontra as melhores opções de óculos e lentes para você sempre arrasar no visual.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *