8 cuidados com seus olhos para você adotar

Quando o assunto é saúde visual, existem alguns hábitos que fazem toda a diferença. Isso porque, os olhos são órgãos sensíveis e merecem toda sua atenção. Por isso, separamos algumas dicas de cuidados com seus olhos que você precisa adotar para ter uma visão mais saudável e prevenir doenças oculares que podem vir a aparecer.

Por que adotar uma rotina de cuidados com seus olhos?

Como já dito, os olhos são órgãos extremamente sensíveis, já que ficam expostos ao contato direto com produtos cosméticos, poeiras, poluição e demais detritos, que podem machucá-lo.

Quais cuidados com seus olhos você precisa adotar?

1 – Evite ficar muito tempo em frente às telas

Ficar muito tempo em frente aos computadores, celulares, televisões ou tablets, pode ser extremamente prejudicial para a saúde dos seus olhos. Isso porque, além das telas emitirem uma luz azul, que afeta diretamente sua saúde ocular, quanto mais tempo ficamos nos dispositivos eletrônicos, menos piscamos e isso afeta a lubrificação dos olhos.

2 – Siga uma alimentação saudável

Assim como a saúde do resto do corpo, a dos seus olhos também é prejudicada se você não se alimentar corretamente. Por isso, busque seguir uma alimentação saudável e balanceada.

Alimentos ricos em vitaminas A, C, D e zinco são ótimos para os olhos. Além do Ômega 3, que ajuda a preservar os vasos sanguíneos da retina.

3 – Use óculos de sol 

Outra dica essencial e que tem que fazer parte da rotina de cuidados com seus olhos é o uso dos óculos de sol. Além de serem lindos acessórios, os óculos escuros também protegem seus olhos das ações dos raios UV e da alta exposição a luz.

Mas atenção! É importante escolher óculos de sol de boa qualidade. Caso contrário eles mais atrapalham do que ajudam.

4 – Cuidado com as maquiagens e produtos cosméticos

Os cuidados com as maquiagens vão desde o momento de passar até o de retirar o produto.

Primeiramente, é preciso tomar cuidado para que na hora de passar o produto, ele não caia dentro do olho. Isso pode causar irritação e vermelhidão ocular.

Além disso, dormir com a maquiagem pode causar obstrução dos poros da região dos olhos e prejudicar sua saúde ocular. Outro ponto, é que não retirar os produtos, ou retirá-los da forma errada, pode fazer fragmentos de maquiagem cair nos olhos.

5 – Tenha cuidado com as lentes de contato

Se você for um usuário de lentes de contato, tanto com grau, quanto sem, é importante seguir uma série de cuidados para garantir sua saúde ocular.

Como a lente é um corpo estranho que tem contato direto com o olho, ela retém muitos resíduos e por isso precisa da higienização e assepsia adequadas. Além disso, por falta de conhecimento, muitas pessoas cuidam dela da forma errada. Um dos erros mais clássicos é o uso de soro fisiológico para a higiene e armazenamento das lentes, o que pode ser muito perigoso e causar danos sérios para sua visão.

6 – Não use colírios sem receita médica

Os colírios podem ser grandes aliados da sua saúde ocular, mas também podem se tornar grandes vilões. Antes de qualquer coisa, eles são medicamentos e por isso, se você utilizar da forma errada podem trazer danos sérios para sua visão.

Por isso, sempre consulte um oftalmologista antes de usar qualquer colírio. Ele saberá indicar o melhor para o seu caso.

7 – Durma bem

Outro ponto que também interfere na sua saúde ocular é o sono. Dormir bem é indispensável para ter olhos mais saudáveis. O bom sono ajuda no descanso e hidratação dos olhos.

O ideal é 7 a 8 horas de sono por dia.

8 – Ir ao oftalmologista é um dos cuidados com seus olhos

Foto: Canva

Essa é a dica mais clichê, mas é sempre bom relembrar a importância de ir ao oftalmologista regularmente. Além de ser imprescindível para quem precisa de correção visual, é necessário para garantir que está tudo bem com sua visão e prevenir algumas doenças que podem ser bem sérias.

Para finalizar, é bom ressaltar que saúde visual é um assunto sério e os cuidados com seus olhos precisam ser adotados todos os dias. Só assim você consegue ter olhos muito mais saudáveis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *