Teste do olhinho: entenda a importância

O teste do olhinho é um dos exames básicos e fundamentais realizados em recém nascidos, ainda na maternidade. 

Ele foi considerado obrigatório em 2017 e visa garantir que a saúde ocular do bebê esteja dentro da normalidade.

Quando fazer o teste do olhinho?

Como já dito, o teste do olhinho é um exame básico e, portanto, tem que ser realizado em todos os recém-nascidos. Normalmente, realiza-se ele na primeira semana de vida do bebê, na maternidade. Porém, caso não seja possível, o exame tem que ser feito na primeira consulta com o oftalmologista.

Além disso, é importante que, nos dois primeiros anos da criança, repita o teste regularmente, para garantir a saúde ocular.

Quem faz o teste é um oftalmologista ou pediatra e é muito importante para a prevenção e diagnóstico precoce de algumas doenças séria, como o Retinoblastoma.

Como funciona o teste do olhinho?

Esse é um exame rápido e bem simples, que não vai causar nenhuma dor ou desconforto ao bebê, mas que pode salvá-lo de perder a visão.

Ele é realizado com um aparelho que projeta uma luz no olho do bebê. Dependendo de como a luz reflete no olho, pode indicar que a criança tenha algum problema na estrutura ocular.

Se a luz refletida for vermelha, a saúde dos olhos não tem nenhum problema. Já o reflexo branco, pode indicar alguma anormalidade na estrutura ocular.

Quais doenças são detectadas?

Foto: Canva

Quanto antes as doenças forem detectadas, mais fácil é a cura. Por isso, o teste do olhinho é tão importante. Ele consegue identificar algumas doenças oculares, bem no início e assim o tratamento se torna muito mais fácil e eficaz.

Confira algumas doenças que podem ser diagnosticadas com esse exame:

  • Retinoblastoma
  • Catarata congênita
  • Glaucoma
  • Cegueira 

Outro ponto que também se tem o diagnóstico nesse exame é a necessidade de correção para miopia e astigmatismo.

O mais importante é: leve seu filho no oftalmologista

Além de tudo isso, é essencial lembrar da importância de levar seu filho, mesmo que bebê, ao oftalmologista. Ir frequentemente ao médico, ajuda a prevenir ou receber o diagnóstico precoce de diversas doenças.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *