Por que a cor dos olhos dos bebês modifica?

Quando um bebê vai nascer é natural criar expectativas quanto às características dele. Mas você sabia que algumas delas, como a cor dos olhos dos bebês, por exemplo, só se definem de fato alguns meses depois do nascimento?

Por isso, é muito comum um bebê nascer com os olhos azuis e, conforme ele vai crescendo, a cor ir mudando.

Por que ocorre a mudança na cor dos olhos dos bebês?

Essa mudança acontece porque as células responsáveis pela produção de melanina precisam do contato com a luz para exercer sua função. Entretanto, enquanto a criança está na barriga da mãe não existe esse contato com a luz e, por isso, a pigmentação responsável pela cor dos olhos, não é produzida.

Após um certo tempo de vida, a criança vai tendo mais contato com a luz e assim, a melanina começa a produzir a pigmentação necessária para dar cor aos olhos.

A genética na cor dos olhos

Foto: Canva

É importante saber também, que o que realmente define a cor dos olhos é a genética. É ela que controla a quantidade de pigmento que vai se de se desenvolver e acumular na íris, definindo, assim a cor do olho.

Ou seja, a cor dos olho depende da genética da mãe e do pai.

Em qual idade a cor dos olhos dos bebês é definida

Geralmente, a cor dos olhos dos bebês param de mudar dos seis aos nove meses. Isso porque, nesse período, a íris já pigmentou o suficiente para ter a cor definida.

Entretanto, mesmo após esse tempo, algumas crianças continuam tendo alterações sutis na cor dos olhos até um ano de idade, mais ou menos.

Cuidado com os olhos do bebê

Apesar da alteração na cor dos olhos dos bebês ser um processo natural, o cuidado com a visão das crianças deve ser priorizado. Isso porque, muitas doenças, como o retinoblastoma, por exemplo, começam a se desenvolver ainda na infância.

Por isso, leve seu filho regularmente ao oftalmologista e se notar algum aspecto diferente no olho da criança, busque, também, ajuda médica.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *