Soro fisiológico nas lentes – entenda os perigos

Apesar de já se falar bastante sobre isso, muita gente ainda usa o soro fisiológico para armazenar as lentes de contato, o que é extremamente errado. Isso porque, o soro não tem propriedades antibacterianas e, portanto, não elimina as bactérias e as proteínas que podem ficar nas lentes.

Quais os perigos do uso do soro fisiológico?

Como o soro fisiológico não possui ação antisséptica, ao usá-lo para armazenar as lentes de contato, ele possibilita a criação de reservatórios de bactérias, o que pode ser altamente perigoso para a saúde dos olhos.

Os danos causados pelo uso de soro fisiológico podem ser muitos, entre eles:

  • irritação ocular
  • vermelhidão e lacrimejamento
  • contaminações bacterianas e fúngicas
  • perda da visão 

Então qual a melhor forma de armazenar e higienizar minhas lentes?

Foto: Freepik

A forma correta de armazenar as lentes de contato é com a solução específica para isso. Ela sim, tem função antibacteriana e consegue eliminar todas as bactérias e fungos que podem estar nas suas lentes. Mas atenção: para que as lentes fiquem limpas e livres de bactérias, é necessário trocar o líquido do estojo todos os dias.

Outra dica importante para o cuidado com as suas lentes de contato, é higienizar muito bem o estojo, no qual a lente ficará armazenada e fechá-lo bem para evitar a entrada de bactérias e fungos.

Ainda com relação ao estojo, é importante limpá-lo frequentemente com água morna e sabonete neutro, para retirar o acúmulo de resquícios da própria lente.

Outros cuidados que você tem que ter com suas lentes de contato

Além dos cuidados já citados, é importante também que você:

  • Lave bem as mãos com sabonete neutro antes de manusear as lentes de contato;
  • Não durma com as lentes. Elas perdem a hidratação e podem fazer muito mal à sua visão
  • Respeite o tempo de descarte indicado pelo fabricante na embalagem do produto
  • Nunca use água para fazer a higienização das lentes
  • Nunca divida as lentes. O uso das lentes de contato é individual

Lentes de descarte diário – a melhor opção para sua saúde ocular

Se você não quer ter a obrigação de ter todos esses cuidados, a melhor opção para você são as lentes de descarte diário. Além de elas serem bem mais práticas e fáceis de lidar no dia a dia, elas também trazem muito mais saúde e bem-estar para sua visão.

Para quem pratica esportes, esse tipo de lente também é o mais indicado, já que muitos esportes demandam contato direto com ambientes que proporcionam alta proliferação de bactérias, como a água, por exemplo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *