Presbiopia – o que é e quais os sintomas?

A presbiopia é um problema ocular, também conhecido como vista cansada ou síndrome do braço curto. Quem possui esse problema, costuma ter dificuldade de enxergar um objeto que esteja próximo.

A presbiopia faz parte do envelhecimento natural e acomete pessoas acima dos 40 anos de idade. Por ser um processo natural, ela é uma doença que não tem como ser evitada, apesar de ter alguns fatores que podem retardar o aparecimento dela.

Causas da presbiopia

A principal causa da presbiopia é o envelhecimento dos olhos. Com o passar do tempo, o cristalino, que é considerado a lente dos olhos, perde a elasticidade, o que dificulta enxergar com nitidez objetos que estejam próximos.

A exposição excessiva às telas, a longo prazo, pode ajudar a acelerar o processo de presbiopia

Sintomas da presbiopia

Freepik
  • Visão desfocada
  • Enxaquecas
  • Fadiga ocular
  • Vermelhidão e lacrimejamento
  • Precisar de mais luz para enxergar
  • Incômodo ao redor dos olhos

Como retardar a presbiopia

Apesar de ser um problema ocular que não dá, exatamente para evitar, existem algumas medidas que você pode tomar para retardar o desenvolvimento da presbiopia.

Confira algumas delas:

  • ler ou trabalhar em ambientes bem iluminados
  • buscar não forçar muito a visão
  • priorizar monitores que tenham uma melhor resolução
  • Piscar os olhos com uma certa regularidade
  • Ir regularmente ao oftalmologista

Fatores de risco

Existem algumas doenças ou condições que são consideradas de risco e podem acelerar a presbiopia.

Doenças como anemia, diabetes, doenças cardiovasculares e esclerose múltipla são algumas delas. Além disso, o uso contínuo de antidepressivos, anti-histamínico e diuréticos também são fatores de risco para esse problema.

Tratamentos

Já com relação aos tratamentos, a melhor opção vai ser recomendada pelo oftalmologista de acordo com o seu caso. É importante ter em mente que cada caso é um caso e só quem consegue indicar a melhor opção é um médico. Conheça as principais opções de tratamento.

Cirurgia

Essa cirurgia é realizada de forma rápida e precisa e não é igual para todos os pacientes. Ou seja, cada paciente passa por uma análise e, a partir dela, o médico escolhe o melhor tratamento.

Óculos

Os óculos multifocais são os ideais, porque possuem os três campos de visão: perto, intermediário e longe em uma só lente e assim, corrigem as imperfeições visuais do usuário.

Lentes de contato

As lentes de contato têm a mesma função dos óculos, mas são mais práticas e confortáveis. Sem falar que proporcionam uma maior autoestima ao usuário.

Consulte um oftalmologista

Freepik

Cada caso é único e para saber qual o tratamento mais indicado para você, o primeiro passo é buscar um oftalmologista. Isso, porque ele fará todos os exames necessários e indicará o tratamento ideal para o seu caso.

A saúde ocular é coisa séria e precisa de atenção. Por isso, ao menor sinal de incômodo ou algum sintoma consulte seu médico. E não se esqueça de fazer corretamente o checkup anual.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *