Óculos de Sol falsos podem causar danos oculares

Os óculos de Sol são lindos e compõem muito bem o look, mas se engana quem pensa que a função deles é só essa. Eles vão muito além de um acessório. Isso porque são necessários para garantir sua proteção ocular. Porém, se forem de má qualidade, podem mais atrapalhar do que ajudar e os danos podem ser muito sérios, porque acabam não cumprindo adequadamente sua função.

A importância do óculos de Sol

Assim como várias outras medidas protetivas, os óculos de Sol são importantíssimos para manter sua saúde ocular e proteger seus olhos da exposição solar.

Conheça alguns benefícios:

  • Protege os olhos de resíduos
  • Mais facilidade para enxergar em lugares claros
  • Proteção contra os raios UV

O perigo dos óculos de baixa qualidade

Quando estamos expostos ao Sol, nossa pupila contrai como uma forma de proteger a visão dos raios solares, o que não acontece quando utilizamos óculos de Sol.

Se os óculos forem de boa qualidade, suas lentes possuem proteção adequada contra os raios UV e suprirão as necessidades para manter uma boa saúde ocular. Porém se eles forem de má qualidade, essa proteção não existe e isso pode causar danos severos à visão.

4 danos causados por óculos de Sol de má qualidade

Freepik

O uso a longo prazo desse tipo de óculos, pode causar problemas oculares desde os mais básicos até os mais graves. Confira alguns deles:

Queimadura de retina ou retinopatia solar

Lesões na retina podem acontecer pela exposição excessiva ao Sol sem a proteção necessária, o que pode ocasionar, dores, irritação, vermelhidão e deve ser tratado o quanto antes, para uma melhor recuperação.

Fotoceratite

São lesões na córnea, causadas pela alta exposição inadequada ao Sol. A fotoceratite pode causar vermelhidão nos olhos, dor intensa e ardida na região ocular e lacrimejamento.

Tumores na pálpebra

Alguns tumores na pálpebra, como o carcinoma basocelular, por exemplo, podem ser causados pela alta exposição solar e devem ser tratados o quanto antes para que não ocorra complicações.

Pterígio

É uma membrana que cresce sobre a córnea em direção ao centro dos olhos, podendo, em casos mais graves, atingir o eixo visual e interferir na visão. Para prevenir essa doença, é importante sempre manter os cuidados com a proteção solar e ir regularmente ao oftalmologista.

Degeneração macular

É a doença ocular que afeta a área central e vital da retina, a mácula e pode levar à perda da visão.

Com tantos perigos, a melhor forma de evitá-los é investindo em proteção para manter sua saúde ocular sempre em bom estado. Por isso, busque se expor menos ao sol e quando a exposição for necessária, utilize a proteção adequada.

Já para quem precisa de correção visual, algumas lentes de contato já possuem proteção contra raios UV, mas mesmo assim, não deixe de usar os óculos de Sol para reforçar e garantir a proteção.

E é sempre bom lembrar, que em casos de incômodo ou se notar algo diferente nos olhos, é importante ir imediatamente ao oftalmologista.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *