estresse visual

Como o estresse visual ocorre e como identificar?

Saber quando o estresse visual acontece é importante. Bem como, entender que é algo que atinge muitas pessoas em todo o mundo. Por fim, é um tema a discutir e principalmente cuidado com os estressores para evitar isso. 

O que é estresse visual?

A rotina corrida e exposição frequente às telas causam cansaço ao corpo todo. Acima de tudo, os olhos, que são os mais prejudicados, ficam secos e cansados. Antes de mais nada, também pode ser conhecido como “Síndrome da Visão por Computador”.

Quando o estresse visual aparece há alguns alertas que o corpo apresenta. Logo, quando surgir é preciso dar uma pausa e descansar. Nesse sentido, o cansaço e tensão são os que mais aparecem.

Os principais estressores dos olhos são:

  • Computadores;
  • Televisão;
  • Celulares;
  • Videogames.

Esses aparelhos fazem parte do dia a dia de praticamente todo mundo. Então, parar de usar durante alguns momentos do dia é muito importante.

Use com moderação para evitar problemas

Ao utilizar com moderação os aparelhos eletrônicos problemas são evitados. Assim, o segredo para tudo na vida é o equilíbrio. Afinal, quando há limites de uso, a saúde dos olhos é preservada e sem cansaço.

Foto: Fazer pausas durante o uso de aparelhos eletrônicos é importante para a  visão.

Quais os sintomas do estresse visual?

O estresse visual é um problema que muitas pessoas podem ter. Ainda mais, após a pandemia que muitos começaram a trabalhar de casa. Então, o olho nas telas teve aumento no número de horas. Porém, há outros sintomas que podem aparecer, como:

  • Sensibilidade à luz;
  • Enxaqueca ou dores de cabeça;
  • Olhos com dor, secos e com dificuldade de focar;
  • Visão embaçada e cansada.

Quando aparece qualquer um desses sintomas é importante interromper o uso. Mas, ao incomodar e prejudicar a visão deve-se buscar um oftalmologista.

Procurar um médico é essencial

Cuidar da saúde dos olhos e visão é importante para mantê-los saudáveis. Então, fazer visitas regulares ao médico especialista dos olhos é essencial. Afinal, exames de rotina podem detectar problemas bem cedo e logo o tratamento pode começar.

Como aliviar o estresse visual?

O primeiro passo é evitar que os olhos se cansem até ter estresse visual. Mas, quando ocorrer algumas coisa podem ajudar a aliviar os sintomas, como:

  • Ir ao oftalmologista e seguir suas recomendações, por exemplo, o uso de óculos;
  • Diminuir o tempo de exposição, brilho e luz das telas com local iluminado e ventilado;
  • Piscar os olhos com mais frequência, bem como, fazer pausas.

Esses cuidados além de ajudar a aliviar os sintomas também ajudam na prevenção. Então, cuidar da saúde dos olhos e ter hábitos saudáveis ajudam.

Pisque os olhos

O que pode ajudar a aliviar o mais rápido os sintomas é piscar os olhos. Ainda mais, que as telas fazem piscar menos vezes e causa ressecamento. Além disso, afastar da luz que as telas emitem ajudam no alívio mais rápido.

Vídeo: veja como evitar o estresse visual

Há maneiras de evitar o estresse ocular?

Existem mudanças possíveis de serem feitas que ajudam a evitar o estresse ocular. Por exemplo, usar umidificadores no local de trabalho e colocar boa iluminação. Por conseguinte, diminuir o uso e piscar bastante os olhos.

Perguntas frequentes

Como aliviar o estresse visual?

Diminua a exposição a aparelhos eletrônicos, pisque mais os olhos, faça visitas regulares ao oftalmologista e pausas durante o tempo de uso de telas.

Quais os sintomas do estresse visual?

Vista cansada, dores nos olhos, olhos secos, dificuldade de focar, enxaqueca, dores de cabeça e sensibilidade à luz.

Como evitar o estresse visual?

Piscar bastante os olhos, fazer intervalos durante a utilização de telas, trabalhar em ambiente iluminado e ventilado, diminuir o brilho e luz das telas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *