Tratamentos para olho seco

Tratamentos para olho seco: como prevenir e tratar a doença

Os tratamentos para olho seco ajudam a aliviar o incômodo que essa síndrome causa. Além disso, previnem que doenças na visão venham a ocorrer. Então, conheça aqui alguns cuidados e também como tratar esse problema. 

Entenda o que é olho seco 

A síndrome ocorre quando os olhos não fabricam uma certa quantidade de lágrimas para a sua lubrificação. Sendo que, esse problema pode afetar apenas um ou dois globos oculares. 

Vale lembrar que as lágrimas tem como finalidade ser a proteção da superfície ocular contra infecções ou efeitos nocivos do ar ou ambiente. Assim como, contém minerais, proteínas e vitaminas que ajudam a hidratar, alimentar e lubrificar a córnea. 

Sintomas 

No olho seco, os sintomas mais comuns são:

  • A ardência e vermelhidão;
  • Produção em grande volume de lágrimas;
  • Irritação constante;
  • Desconforto ao piscar. 

Muitas pessoas que possuem essa síndrome reclamam que sentem os olhos muito secos. Além, de ardor e visão embaçada. Aliás, em casos mais graves, podem ocorrer dores mais intensas. 

Fatores que causam olho seco 

A idade é uma das causas mais frequentes de olho seco. Como também, período longo do uso do computador, menopausa, lentes de contato, ar condicionado e também alguns tipos de medicação. 

Essa síndrome ocorre em pessoas de ambos os sexo e em qualquer fase etária. Embora, a maioria dos casos envolvem pessoas acima de quarenta anos e do sexo feminino. 

Foto: É essencial apostar nos tratamentos para olho seco para evitar a piora do caso.

Tratamentos para olho seco

O primeiro passo é consultar o oftalmologista. Afinal, com base em exames, ele indicará quais os procedimentos mais adequados para cada caso. Os tratamentos para olho seco, em muitos casos, é a utilização de lágrimas artificiais em gotas, os colírios

Neste caso, o paciente irá, durante o dia, utilizar esse medicamento para lubrificar os olhos continuamente. Em alguns casos, o oftalmologista poderá receitar antibióticos ou antiinflamatórios. Ou ainda, outros tipos de remédios para um controle mais eficaz. 

A cirurgia também é um tratamento indicado para olhos secos. Aliás, esse procedimento é realizado para fechar os canais de drenagem das vias lacrimais. Assim, ajudando a reter as lágrimas no globo ocular e mantendo mais tempo os olhos úmidos. 

Qual colírio para olho seco usar?

Para tratar olho seco, são utilizados vários tipos de colírios. Contudo, é importante que o uso do medicamento seja feito sob prescrição médica. Bem como, não ter componentes que causem alergias oculares. 

A cura para o olho seco 

Mesmo com tratamentos para olho seco, essa síndrome não tem cura. Mas, ao tratar essa doença, é possível restabelecer ao doente uma visão normal e sem complicações. 

Cuidados 

Além do tratamento médico, é importante que o paciente tenha certos cuidados para que não possa prejudicar ainda mais sua visão. Então, veja abaixo como se cuidar e o que evitar:

  • Evite o uso prolongado de computador, celular ou televisão;
  • Não fique exposto ao sol ou ao ar condicionado por muito tempo. 

As medidas descritas são preventivas e servem também como um tratamento natural para a secura nos olhos. Por isso, com essa mudança de hábitos, além de tratar, poderá prevenir outros problemas visuais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *