olhos claros são mais sensíveis a luz

Olhos claros são mais sensíveis à luz: mito ou verdade?

Falar que olhos claros são mais sensíveis a luz é um mito.Afinal, a parte colorida não tem nada a ver com o recebimento de luz. Então, entenda como essa sensibilidade ocorre e o porquê.

Olhos verdes e azuis não são os mais sensíveis

Muitas pessoas acreditam que olhos verdes ou azuis são mais sensíveis a qualquer tipo de exposição à luz. Contudo, essa afirmação é errada, já que seja qual for a cor, a sensibilidade acontece. 

A íris é a parte colorida do olho humano. Além disso, essa pigmentação não tem nenhuma relação com a forma que é recebida a luz pelos olhos. Isso porque, quem recebe a claridade são as células fotossensíveis. 

Olhos claros são mais sensíveis a luz 

Tanto um olho claro ou escuro pode ser sensível à luz. Já que não é a cor que determina a sensibilidade, mas sim as células encontradas na retina. 

Um olho castanho ou azul reagem de maneira diferente conforme a exposição à luz. Entretanto, essa sensibilidade não ocorre por conta das cores diferentes, mas sim devido à fotossensibilidade que a retina possui. 

Mitos em relação aos olhos claros

Por acreditarem que os olhos claros são mais sensíveis à luz, as pessoas buscam cuidados especiais. Contudo, a maioria deles são apenas mitos, por exemplo: 

  • Uso de colírios especiais para melhorar a exposição a luz; 
  • Apostar em lentes de grau diferentes por causa da cor dos olhos.  

Foto: É mito afirmar que os olhos claros são mais sensíveis a luz 

Causa da sensibilidade nos olhos 

Algumas pessoas têm sensibilidade à exposição à luz, chamada também de fotofobia. Ou seja, é um tipo de intolerância ou também desconforto provocado por qualquer tipo de claridade. Sendo natural (sol forte) ou artificial (sala branca com luz muito intensa). 

Essa sensibilidade é causada por conta das células fotossensíveis que se encontram na retina. Isso porque, elas não conseguem absorver o excesso de luminosidade, ocorrendo assim esse desconforto

Ao contrário que se acredita que os olhos são mais sensíveis a luz, qualquer tonalidade do olhar pode sim ter essa sensibilidade. Portanto, tanto olhos pretos ou verdes podem ser fotofobia. 

Sintomas de olhos sensíveis a luz 

A sensibilidade à luz ou fotofobia é um dos principais sintomas de doenças nos olhos. Conforme o nível pode indicar um tipo de mal que não seja tão visível que necessita de um cuidado maior. 

Veja quais sinais nos olhos que requerem atenção: 

  • Vermelhidão;
  • Dores de cabeça; 
  • Ardência e inchaço ocular; 
  • Dor intensa e ininterrupta. 

Ao sinal de qualquer sintoma acima é importante procurar um oftalmologista. Para que ele faça um diagnóstico e indique o tratamento ideal para o seu caso. 

Cuidados para quem tem sensibilidade à luz 

Para quem sofre de qualquer tipo de sensibilidade à claridade é necessário ter alguns cuidados. Então, veja quais são os tratamentos e o que fazer: 

  • Uso de óculos com lentes escuras e com proteção contra raios ultravioletas (fator UV); 
  • Para quem usa óculos de grau, utilize lentes fotossensíveis. Já que elas vão se ajustando conforme a claridade do ambiente em que se estar; 
  • Ao sinal de sensibilidade, procure o oftalmologista para que ele indique o tratamento correto. 

Por fim, de fato é mito que os olhos claros são mais sensíveis à luz, mesmo que seja comum. Aliás, fique atento aos sintomas da fotofobia e, caso tenha algum, consulte um médico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *