como escolher a lente e o modelo de óculos

Como escolher a lente e o modelo de óculos: as dicas essenciais

Saber como escolher a lente e o modelo de óculos pode ser desafiador em um primeiro momento. Afinal, existem inúmeros diferentes e, por nunca ter usado antes, não tem como saber qual é o ideal. No fim, tudo é questão de preferência.

Para ter uma ideia do que buscar, conheça algumas dicas que vão ajudar na sua decisão. Além disso, não tenha medo de experimentar vários modelos diferentes até encontrar um que agrade o seu gosto.

Tópicos para saber como escolher a lente e o modelo de óculos

Um óculos não pode ser somente bonito. Ainda mais, ele deve garantir segurança aos seus olhos. Por isso, existem alguns tópicos que precisam ser considerados ao escolher o modelo e a lente, que são:

  • Ajuste no nariz;
  • Tamanho;
  • Linha da sobrancelha;
  • Maçãs do rosto;
  • Olhos.

Ajuste no nariz

Quem usa óculos há um tempo sabe como é desconfortável quando ele escorrega. Às vezes, caso esteja muito largo, pode acontecer até mesmo da peça cair do seu rosto.

É por isso que ela deve estar corretamente ajustada no nariz, evitando esses problemas. Mas, tenha cuidado, porque o óculos também não pode estar justo a ponto de machucar. Afinal, o ideal é ter o maior conforto com a peça.

Como escolher a lente e o modelo de óculos: tamanho

Para entender como escolher a lente e o modelo de óculos é preciso deixar a beleza um pouco de lado. Claro, você pode encontrar peças lindas que também são boas. Porém, lembre-se de que o conforto e segurança vem em primeiro lugar.

O tamanho é uma prova disso. Hoje, os modelos grandes estão ganhando espaço nas tendências. Apesar disso, não significa que eles sejam os ideais para todas as pessoas.

Caso tenha um rosto mais fino, as armações com lente pequena são perfeitas. Por outro lado, rostos largos são ideais para as peças grandes. Ou seja, quanto maior a largura da face, maior pode ser o óculos.

Linha da sobrancelha

É muito importante que a peça acompanhe a linha da sobrancelha. Mas, com óculos de grau, o modelo não pode cobri-las totalmente. Isso vai trazer muito mais conforto na hora de enxergar.

Como escolher a lente e o modelo de óculos: maçãs do rosto

Avaliar como o modelo fica em relação às maçãs do rosto é essencial. Assim, é mais fácil para saber como escolher a lente e o modelo de óculos. Afinal, eles não devem ficar apoiados.

Caso o óculos escolhido fique apoiado, ele pode deixar marcas no rosto. Então, traz um desconforto enorme e você provavelmente não vai se adaptar bem às peças. Por isso, o ideal é que eles fiquem afastados, encostados apenas no nariz.

Olhos

É claro que o uso dos óculos é para proteger os olhos ou enxergar melhor. Sendo assim, analisar como as lentes ficam posicionadas é importante. Desse jeito, trazem mais conforto e segurança.

Veja em qual posição seus olhos ficam na lente. O ideal é que eles estejam centralizados, para trazer mais harmonia ao rosto. Além disso, devem cobrir o olhar, tanto os óculos de grau quanto os escuros.

Como escolher a lente e o modelo de óculos de acordo com o rosto

Você deve ter ouvido falar que certos acessórios ficam melhor em determinados formatos de rosto. Por exemplo, em relação aos cabelos e até mesmo maquiagem. Isso não seria diferente com os modelos de óculos.

Lembre-se de que não é uma regra que precisa ser seguida. Ou seja, se você não gosta de algum modelo descrito como ideal para o seu tipo, não precisa usá-lo. Afinal, o importante é se sentir bem com o óculos.

Rosto quadrado

As armações redondas ou ovais são perfeitas para quem tem rosto quadrado. Desse jeito, traz mais harmonia à face e destaca os traços. Além disso, é possível usar também outras peças com linhas curvas ou cantos arredondados.

Rosto oval

Esse tipo é o mais fácil de saber como escolher a lente e o modelo de óculos. Rostos ovais combinam com muitas armações diferentes. Ou seja, você pode escolher qualquer modelo que agradar.

Quem tem esse tipo de rosto pode ir desde as armações retangulares até as ovais. Outra opção também são os modelos grandes. Dificilmente alguma peça vai ficar ruim, então aproveite.

Como escolher a lente e o modelo de óculos em rosto redondo

Em rostos redondos, o ideal é usar armações mais quadradas e retangulares. Afinal, não há muitos ângulos em faces redondas, e esses óculos ajudam na harmonia. Além disso, peças mais grossas também são uma boa pedida.

Rosto diamante

Não muito conhecido, o rosto do tipo diamante tem queixo e maxilar marcados. Mas, também pode ser chamado de triângulo invertido. Assim,  o modelo de óculos deve ter uma parte inferior mais ovalada ou redonda.

Como escolher a lente e o modelo de óculos em rosto longo

Em um rosto longo, a altura é maior do que a largura. Ainda mais, é estreito na parte das maçãs do rosto. Por isso, as armações perfeitas para essas pessoas são arredondadas ou ovais.

Isso vai dar mais destaque para a face e também suaviza. Ou seja, os óculos garantem mais harmonia e ajudam a criar um visual incrível. Então, não deixe de procurar por armações desse tipo.

Converse com o Oftalmologista

Não tem ninguém melhor para indicar as lentes e modelo ideal de óculos para você do que o oftalmo. Afinal, ele já tem anos de experiência e sabe bem qual combina mais. Além disso, é quem mais sabe sobre os cuidados que deve ter ao escolher uma peça.

Lembre-se de que é importante fazer exames de rotina. Por isso, mesmo que só queira um óculos de sol, sem grau, vá ao médico. Assim, você cuida da sua saúde ocular e aproveita para perguntar sobre os óculos.

Como escolher a lente e o modelo de óculos: conforto e segurança

Existem muitas pessoas que precisam de óculos mas não usam, alegando desconforto com as peças. Mas, muitas vezes, elas escolheram o modelo errado que causa incômodo. Sendo assim, o conforto é um dos pontos mais importantes.

Também é preciso levar a segurança a sério. Afinal, você só está usando essas peças para melhorar a sua saúde ocular. Ou seja, não tem motivo para usar algo que prejudica a sua visão.

Agora que já sabe como escolher a lente e o modelo de óculos, está na hora de procurar. Talvez a busca seja um pouco demorada, porém, não desista. Experimente os diversos modelos disponíveis e escolha os que mais se encaixam com o seu gosto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *