Ovos fazem bem para a saúde dos olhos

Saiba se ovos fazem bem para a saúde dos olhos e quais os benefícios

Consumir ovos fazem bem para a saúde dos olhos e todo o organismo. Ou seja, ao consumir este alimento regularmente os benefícios gerados são inúmeros. Mas, sempre com moderação e seguindo as dicas médicas.

Ingerir alimentos saudáveis e ter uma dieta balanceada  é garantida a manutenção da saúde ocular. Logo, os ovos fazem parte dessa lista e beneficia a visão e os olhos. Porém, deve-se ter atenção quanto aos níveis de colesterol presentes no sangue.

O consumo de ovos faz bem para a saúde dos olhos

Dentre os benefícios proporcionados pelo consumo de ovos, alguns merecem destaque. Ou seja, são os nutrientes presentes nesse alimento que beneficiam os olhos e corpo todo. Por exemplo:

  • Luteína: protege os olhos dos danos gerados por exposição a luz solar;
  • Zeaxantina: presente na mácula (focaliza a luz) e protege os olhos da luz do sol;
  • Vitamina E: previne contra o estresse oxidativo causado pelos raios UV;
  • Vitamina C: ação antioxidante;
  • Zinco: atua nos neurotransmissores presentes na retina.

Os ovos fazem bem para a saúde dos olhos em vários aspectos. Ainda mais, quando o assunto são doenças oculares que com boa alimentação podem ser evitadas. Assim, doenças como: catarata, cegueira noturna, degeneração macular, é possível evitar.

Catarata faz parte da lista

A catarata é outra doença ocular bastante comum e frequente entre as pessoas.  Além disso, pode ocorrer devido a idade avançada. Logo, ovos são um aliado no combate a essa doença. Nesse sentido, eles devem fazer parte dos alimentos consumidos diariamente.

Foto: Incluir ovos na alimentação traz vários benefícios, como agir na prevenção de doenças oculares.

Redução de luteína e zeaxantina com o tempo

O avanço da idade faz com que muitos componentes dos corpos sejam reduzidos. Ou seja, isso ocorre devido à morte das células que fazem parte da nossa constituição. Então, as proteínas zeaxantina e luteína não poderiam ficar de fora.

Essas proteínas desempenham uma função muito importante na região da mácula. Além disso, com o passar dos anos vão reduzindo sua disponibilidade nesta região. Assim, o consumo de ovos pode aumentar os níveis dessas proteínas na mácula.

Mais um fator que evidencia que os ovos fazem bem para a saúde dos olhos. Bem como, demonstra sua importância como item de uma dieta balanceada. Por fim, quando associado a atividade física aumenta-se o ganho dos benefícios.

Do que ovo é composto?

Em sua composição um ovo com cerca de 50 gramas apresenta:

  • 4 gramas de gordura;
  • 0,96 gramas de ácidos graxos poliinsaturados;
  • 1,82 gramas de ácidos graxos monoinsaturados;
  • 1,56 gramas de ácidos graxos saturados;
  • Proteínas;
  • Minerais;
  • Vitaminas.

A presença desses componentes são benéficos para todo o organismo. Ou seja, o ovo é um alimento bastante completo em nutrientes. Assim, os ovos fazem bem para a saúde dos olhos.

Foco na alimentação 

Uma alimentação saudável gera vários benefícios à saúde. Mas, quando é a saúde dos olhos muitas doenças podem ser evitadas. Bem como, auxiliar na recuperação da perda de fatores fundamentais para uma boa visão.

Ter uma alimentação saudável pode parecer algo impossível. Porém, com alimentos baratos e comprados dentro do período de época dá para economizar. Assim, não há desculpas para não ir em busca de uma vida mais saudável.

Encontra-se ovos em vários lugares. Além disso, possuem valores acessíveis. Então, entenda que os ovos fazem bem para a saúde dos olhos. Nesse sentido, devem ser incluídos na dieta, para melhora da saúde.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *