Veja se é necessário ter receita para comprar colírio
O mais indicado é ter a receita para comprar colírio. Ainda mais, devido os colírios serem remédios e devem ser indicados pelo oftalmologista. Então, só faça uso se tiver consultado o médico.
Usar de maneira errada os colírios pode ser prejudicial à saúde ocular. Bem como, causar “vício” devido ao excesso. Ou seja, pode ocorrer automedicação e piorar o problema.
Tipos de colírios
O uso de colírios é indicado quando há presença de problemas oculares. Então, ter receita para comprar colírio é algo fundamental. Além disso, há tipos para cada tratamento e a forma de uso muda conforme indicações médicas.
Ir ao oftalmologista para usar o tipo de colírio correto é questão de saúde. Assim, os tipos que encontramos são:
- Lubrificantes: usados para tratar olho seco, ardor e irritação por poluição, fumaça, vento, poeira etc.;
- Antibióticos: trata infecções e inflamações;
- Anti-inflamatórios: usado após cirurgia ou no tratamento de algumas doenças, como conjuntivite viral;
- Antialérgicos: utilizado para conjuntivites alérgicas;
- Descongestionantes: usados para lubrificar os olhos;
- Anestésicos: para uso hospitalar;
- Específicos para glaucoma: reduz a pressão sanguínea e para controle da doença.
Único tipo que pode ser comprado sem receita
A receita para comprar colírio não exige-se apaenas para o tipo lubrificante. Porém, seu uso constante e sem indicação podem trazer problemas à visão. Então, sempre consulte um médico.
Uso diário de colírio lubrificante
Os médicos oftalmologistas podem liberar o uso diário dos colírios lubrificantes e sem receita médica. Ou seja, isso se deve a sua indicação para o tratamento do olho seco. Logo, a causa são fatores externos que estamos expostos.
Vale lembrar que tudo em excesso faz mal, atenção e cuidados no uso são essenciais. Então, utilizar uma receita para comprar colírio lubrificante torna seu uso mais seguro. Afinal, o especialista analisará seu caso e te indicará o que é melhor para sua visão.
Colírio é medicamento e se deve ter cuidados
Quando enxergamos o colírio como mais um remédio pode facilitar o entendimento. Ou seja, sabemos que não pode usá-lo de qualquer forma. Então, há o uso mais consciente, seguro e correto.
Ter receita para comprar colírio e usar de acordo com o que foi pedido tornam-se os primeiros passos. Então, após sua aquisição outros cuidados também devem ser tidos, como:
- Manter o frasco limpo;
- Lave as mãos antes do uso;
- Manter o frasco longe do sol, de crianças e animais;
- Deixar o frasco distante da visão quando aplicar;
- Use a quantidade e período indicados e pelo médico;
- Após o período de uso ir ao oftalmologista para nova avaliação.
Guardar o colírio de maneira incorreta pode levar a vários problemas. Aliás, podem piorar o problema ou fazer surgir novos. Por exemplo:
- Surgimento de efeitos adversos;
- Piorar o quadro de catarata ou glaucoma;
- Levar a cegueira ou vício.
Use de maneira certa. Afinal, ninguém quer tratar um problema e levar ao surgimento de outro. Por fim, caso sinta algum problema não deixe de consultar o médico.
Deixe uma resposta