doenças que causam cegueira

Confira as doenças que causam cegueira e como se cuidar

As doenças que causam cegueira podem ser tratadas e diagnosticadas precocemente. Ou seja, visitas ao oftalmologista e cuidados com a saúde ocular são essenciais para prevenção. Então, quanto antes forem realizados os cuidados maiores as chances de cura.

O diagnóstico é o primeiro passo para com os cuidados e combate às doenças. Ainda mais, devido à procura que ocorre quando já está em estágio avançado. Por fim, após o diagnóstico saber mais sobre essas doenças é fundamental.

Diagnóstico precoce de doenças que causam cegueira

Os cuidados com a visão começam logo após o nascimento. Em outras palavras, o início se dá pelo teste do olhinho, que pode detectar alterações. Por exemplo, com esse teste é possível detectar as doenças: retinoblastoma e a catarata congênita.

Na idade adulta há doenças que causam cegueira e precisam de tratamento. Ou seja, devemos ter sempre atenção e cuidados independente da idade. Assim, dentre as doenças que podem deixar as pessoas cegas, as seguintes são muito comuns:

  • Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI);
  • Retinopatia diabética;
  • Glaucoma;
  • Catara;
  • Descolamento de retina.

As doenças causam a cegueira e querem atenção e cuidados ao notar os primeiros sinais. Então, a busca por auxílio médico deve ser realizada o mais rápido possível. Afinal, os olhos são áreas sensíveis e delicadas que necessitam de cuidados.

Meu bebê precisa ir direto ao oftalmologista?

O teste do olhinho é o primeiro cuidado com os olhos. Após, o ideal é levar a criança pelo menos uma vez ao médico. Ainda mais, devido a fase pré-alfabetização, que a detecção de alterações auxiliam no tratamento. Bem como, na precaução de possíveis problemas.

Cuide do seu bebê para que ele possa ter um desenvolvimento saudável e feliz. Além disso, doenças que causam cegueira podem ser detectadas precocemente e evitar danos. Mas, siga sempre as recomendações e prescrições do oftalmologista.

Mais sobre as doenças que causam cegueira

Com o avanço da idade a DMRI é uma das causas mais comuns de cegueira entre idosos. Porém, o início geralmente se dá após os 50 anos. Ainda mais, essa doença acontece devido a um desgaste na parte central da retina.

O aumento da pressão intraocular causa o glaucoma. Além disso, esse aumento pode levar a lesões no nervo óptico. Então, quando não tratado as lesões do nervo podem ser irreversíveis.

A catarata é uma doença causada pela perda progressiva do cristalino. Ou seja, é a região, também, conhecida como a lente natural dos olhos. Porém, é possível reverter o quadro por meio de cirurgia.

Na retinopatia diabética ocorre o rompimento de vasos sanguíneos devido à glicose alta. Nesse sentido, o diabetes leva à morte de veias da retina. Primeiramente, a visão pode começar a ficar embaçada. Assim, o controle do diabetes é fundamental.

Prevenção faz a diferença

A OMS estima que dentre os casos de cegueira 60-80% poderiam não acontecer. Bem como, há tratamentos disponíveis. Ou seja, isso é o número elevado que merece atenção. Ainda mais, por conta do diagnóstico e tratamento.


Esses dados demonstram o quão importante é a prevenção e acompanhamento médico. Ou seja, ao notar qualquer sinal, irritação ou alteração na visão, vá ao médico. Logo, doenças que causam cegueira são evitadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *