óculos de sol para crianças

Óculos de sol para crianças: estilo e proteção

Independentemente da idade, óculos de sol para crianças é sempre sinônimo de fofura. Mas claro que sua função vai além da beleza, pois trata-se de um acessório de proteção visual.

O mercado dispõe dos mais variados tipos de armações, matérias, estampas e etc. E diante de tantas opções de escolha, é comum surgir diversas dúvidas. Por isso, preparamos algumas dicas para você acertar na hora da compra.

Quando iniciar o uso de óculos de sol para crianças?

A infância é caracterizada por um grande período de desenvolvimento. Ou seja, é uma fase de mudanças principalmente no rosto. Para acompanhar este crescimento diversos tipos de óculos de sol para crianças foram criados.

Diversas marcas fabricam este acessório para a faixa etária entre 0 e 12 anos. Dessa forma, ao escolher um óculos para seu pequeno busque se atentar a idade indicada. Assim você reduz o risco de comprar armações:

  • Muito grandes;
  • Pequenas demais;
  • Ou que possam ocasionar incômodos.

Além disso, especialistas contra indicam o uso deste item antes dos 10 anos. Pois segundo eles, a proteção das lentes pode prejudicar o desenvolvimento da visão. Portanto, caso opte por usar, restrinja o uso apenas a locais com elevada exposição.

Proteção contra raios UV

Crianças com idade inferior a 12 anos não possuem o cristalino desenvolvido completamente. Logo, elas não conseguem filtrar tão bem os raios ultravioletas. Além disso, em alguns momentos elas costumam olhar diretamente para o sol.

Por isso, a recomendação de óculos de sol para crianças é que possua elevada proteção. Nesse sentido, busque por produtos eficientes contra raios UVA e UVB. Aliás, alguns deles podem oferecer selo de UV400.

Óculos de sol para crianças com armação flexível

Óculos de sol para crianças com armação flexível são as mais indicadas. Principalmente porque elas tornam-se mais resistentes aos possíveis impactos, evitando danificar a estrutura. Por isso, elas são feitas com:

  • Borracha;
  • Poliéster;
  • Silicone.

Afinal, as crianças gostam de manusear seus acessórios. Mas conforme elas crescem, consequentemente, elas adquirem mais cuidado. Logo para cada faixa etária possui um material mais adequado.

0 a 6 anos – materiais flexíveis ajustam facilmente no rosto;

7 aos 10 anos – armações semirrígidas se adequa melhor ao rosto;

A partir dos 10 anos – materiais rígidos.

Detalhes na escolha da armação

Os óculos de sol para crianças possuem modelos de armações bem semelhantes à de adultos. Contudo, elas são uma versão miniatura fabricadas para serem mais leves. E para que o encaixe seja perfeito se atente aos detalhes.

Base e Apoio

Embora seja engraçado o óculos escorregando pelo nariz, isto é muito desconfortável. Assim como o fato dele apertar no nariz. Por isso, é importante que o tamanho seja adequado. E recomenda-se que a base de apoio seja de silicone.

Tamanho adequado

A armação não deve passar da altura das sobrancelhas e tão pouco ficar abaixo dela. Visto que, os pequenos podem adquirir a mania de olhar por cima reduzindo a proteção.

Estilo

Por fim, para tornar esse momento mais divertido. Que tal escolher um modelo que reflita um pouco da personalidade destes pequenos? Certamente, você encontrará as mais diferentes estampas e cores.

Agora você já sabe, que a escolha do óculos infantil pode ser definida como conforto. E claro, certifique-se de que os mesmos tenham proteção contra raios UV. Para que os passeios sejam melhor aproveitados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *