Síndrome da Visão do computador

Entenda o que é a Síndrome da Visão do computador

A Síndrome da Visão do Computador (SVC) tem sido um dos maiores vilões da atualidade. Pois, é comum que passamos muitas horas em frente a telas. Afinal, ele tem muitas funções seja para trabalhar ou se divertir.

O problema não acontece só nas pessoas que são adultas. Mas, pode abranger também as crianças e os jovens. Já que, a maioria fica muito tempo com os olhos fixos em tablets e smartphones.

É importante conhecê-la e se prevenir para que a sua saúde esteja em dia. Por isso, nesse artigo, vamos te mostrar o que é essa doença. Além, de entender quais sintomas ela produz e como evitar que ocorra.

O que é a Síndrome da Visão do Computador

A Síndrome da Visão do Computador é um achado recente da ciência. Assim, tem a ver com o tempo de exposição às luzes que saem dos equipamentos. Sendo um cansaço nos músculos de nossos olhos.

O ser humano pisca cerca de 16 a 20 vezes por minuto. Porém, quando estamos na frente de uma tela isso diminui. Logo, passamos a ter uma média de 6 a 8 piscadas. O que faz com que a visão não se lubrifique o suficiente.

As pessoas com um histórico de doenças oculares têm mais chances de manifestar o problema. Portanto, quem tem astigmatismo, por exemplo, precisa redobrar a atenção sobre os seus hábitos.

O que causa a Síndrome da Visão do Computador é o esforço repetitivo. Pois, para manter seus olhos fixos no monitor por um longo tempo sem piscar cansa. Dessa forma, quanto mais você fica nessa situação, maior o problema se torna.

Principais sintomas da Síndrome da Visão do Computador

Existem alguns detalhes que indicam que a pessoa possa estar com a doença. Assim, é crucial prestar atenção neles para se prevenir. Alguns deles são os apresentados a seguir:

  • Sensação de vista embaçada;
  • Contração involuntária do músculo da pálpebra;
  • Olhos secos;
  • Coceira intensa;
  • Ardência e vermelhidão;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dor de cabeça;

A SVC pode causar dores em outros locais como nas articulações. Além disso, músculos do ombro e pescoço podem incomodar quem possui a doença. Portanto, é preciso estar atento a esses sinais da Síndrome da Visão do Computador.

Como evitar a síndrome

Caso você acredite sofrer de algum dos sintomas citados é importante ir ao oftalmologista. Dessa forma, ele poderá te orientar a melhor forma de lidar com a situação. Para que possa evitar ou amenizar os impactos no seu dia.

Busque um local correto para a sua postura

É preciso se manter em uma área que você fique confortável. Porém, isso tem que estar junto com uma boa postura. Assim, seus olhos não terão que realizar muito esforço, prevenindo a doença.

Controle do brilho da tela

No mercado já existem produtos com tela antirreflexo que deixam a visão melhor. Mas, caso o seu não possua essa função, procure o ajuste manual. Ele costuma estar nas configurações de seu aparelho.

Lembre-se de piscar

Para evitar a Síndrome da Visão do Computador lembre-se de piscar várias vezes. Esse exercício pode ser realizado em certos intervalos de tempo. Além disso, se sentir à vista seca, procure um profissional para saber qual colírio usar.

Fique sempre atento a dores e outros sintomas que possam surgir. Para que você possa cuidar da doença de uma forma tranquila. Isso irá lhe ajudar a não ter problemas graves ou permanentes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *