Problemas de saúde que os olhos mostram

Existem inúmeros problemas de saúde que são difíceis de se identificar. Porém, o que muitos não sabem, é que seu olho funciona como uma janela corporal. Através dele, é possível enxergar o que acontece dentro do seu organismo.

Assim, ele pode ajudar na detecção de algumas doenças. Isso é muito útil, principalmente quando se fala daquelas que são mais sérias. Aqui você vai perceber o quão importante é esse órgão.

Dessa forma, esse artigo vai te contar mais sobre quais condições são essas. Veja ainda, quais efeitos elas causam nos seus olhos. Confira como eles podem evitar que você sofra consequências mais sérias.

Toxoplasmose

Consiste na contaminação pelo parasita Toxoplasma gondii. É encontrado nas fezes de gato e em alimentos não limpos.

Esse é um dos problemas de saúde mais comuns. No início, ele causa febre, cansaço, coriza e caroços no pescoço. Em seguida, ela afeta os olhos.

Assim, os sintomas oculares são dor, vermelhidão e fotofobia. Ainda, o surgimento de alguns pontos flutuantes no campo da visão, é frequente.

Isso é consequência direta da inflamação da retina. Também, em casos mais graves, pode gerar uma cicatriz e resultar em cegueira.

Problemas de saúde: diabetes

O globo ocular é afetado quando o nível de açúcar no sangue ultrapassa o normal.

Pessoas diabéticas possuem 25 x mais chances de perder a visão. O problema aqui se chama retinopatia diabética. Essa doenças se caracteriza por causar danos nos vasos sanguíneos.

Assim, ela está na lista de problemas de saúde visual mais perigosos. Ela começa apresentando alguns pontos pretos na visão. Seu agravamento pode levar a cegueira.

Além disso, a diabetes pode estar relacionada à catarata. Isso porque ela aumenta em 60% o risco de desenvolver essa condição. Portanto, é fundamental que o indivíduo busque controlar seus níveis de glicose.

Câncer

Existem tumores que podem acometer os olhos. O retinoblastoma é o principal deles. Ele é mais comum na infância e acomete cerca de 400 brasileiros por ano.

Assim, essa condição acarreta em uma espécie de reflexo branco na região na pupila.

O câncer de hipófise, também, é outro exemplo. Ele acaba espremendo o nervo ótico, o que sem dúvida causa danos.

Ainda, é possível um tumor surgir em outro local e se espalhar para os olhos. Então, são muitos problemas de saúde envolvidos nesse cenário.

Problemas de saúde: doenças sexualmente transmissíveis

As duas mais famosas são AIDS e Sífilis. Na primeira doença, há uma queda bruta de imunidade. Isso permite que citomegalovírus, herpes e outros, atinjam o olho.

Desse modo, dor, vermelhidão e dificuldade para enxergar são fatores preocupantes.

Além disso, essas condições são porta de entrada para um sarcoma de Kaposi. Esse câncer muitas vezes afeta os olhos. No entanto, as formas de tratamento estão bem avançadas. Dessa forma, essas consequências acabam sendo bem raras.

Por último, bactéria da sífilis consegue também chegar na região ocular. Essa infecção pode causar cegueira. Assim, a melhor forma de combater isso é sempre se protegendo.

Esses são os problemas de saúde que o seu olho é capaz de mostrar. Sendo assim, o mais importante é sempre procurar ajuda de um médico especializado. Assim, você evita danos mais sérios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *