Lente multifocal pode conter miopia em crianças

A lente multifocal tem um papel essencial na oftalmologia contemporânea. Sem ela, controlar a miopia em crianças é uma tarefa quase impossível. Isso porque essa doença tem sido um gargalo enorme para os profissionais da área.

Então, inúmeros estudos foram feitos, de forma a compreender melhor essa condição. Um dos principais motivos para tal, é a alta taxa de progressão dela. Essa última, resulta em um número absurdo de indivíduos prejudicados.

Portanto, o objetivo deste artigo é discutir mais a fundo esse assunto. Aqui você vai conferir mais sobre as pesquisas realizadas. Veja também as opções de tratamento que vêm surgindo com o avançar do tempo.

Contextualizando a doença

A miopia consiste em um erro de refração. Ele não permite que a pessoa veja as coisas mais distantes com nitidez. A lente multifocal busca resolver isso. Desse modo, essa falha é resultado de um olho que não possui um formato normal.

Assim, o globo ocular é mais longo e pontudo. Além disso, essa doença é mais fácil de ser diagnosticada em crianças na fase escolar. É comum que elas sintam dores de cabeça e nos olhos. Confira outros sintomas possíveis.

  • Fadiga ocular;
  • Esfregar a região do olho com muita frequência;
  • Necessidade de se aproximar muito para enxergar objetos;
  • Apertar os olhos para ver com nitidez;
  • Piscar excessivamente ao ler um livro ou ficar em frente a um computador.

Ainda, com relação aos tratamentos, não existe um só. Os mais conhecidos são a cirurgia refrativa e o uso de óculos.

No entanto, uma outra forma de conter essa condição surgiu e tem se mostrado bem promissora. Os próximos tópicos irão abordar mais sobre a lente multifocal.

Lente multifocal no tratamento da miopia em crianças

Elas são feitas de material gelatinoso e têm sido a nova esperança dos médicos oftalmologistas. Quem deu ênfase a eficácia deste produto, foi um estudo clínico. De acordo com ele, essas lentes podem ser divididas em “visão única” e de “alta potência”.

Então, uma análise comparativa revelou algo interessante. A segunda opção é bem mais poderosa. Dessa forma, a mesma é capaz de reduzir a taxa de progressão da miopia. Isso em até 3 anos.

O mais importante é que isso não foi uma conclusão leviana. 294 crianças do Texas, auxiliaram nesta pesquisa, sendo acompanhadas regularmente. Isso corrobora a veracidade da investigação.

Como fica a situação do Brasil com relação a esse produto?

Esse tipo de lente multifocal já é bem usado em países da ásia e europa. Elas foram aprovadas pelo FDA (Food and Drugs Administration) há um ano atrás. Sendo assim, espera-se que elas cheguem no Brasil em um período próximo.

A estimativa é no início de 2021. Então, a partir desta data, essa nova forma de tratamento deve ser implantada. Com isso, a vida de crianças com essa doença pode ficar muito melhor.

No entanto, enquanto isso não acontece, algumas metodologias ajudam no controle da miopia. Elas são multifatoriais trabalhando sempre com controle ambiental e atropina. O uso de óculos também ajuda na correção óptica.

Essa inovação sem dúvidas vai diminuir a incidência desse tipo de estratégia clínica. Por fim, é desse modo que a lente multifocal pode conter miopia em crianças. Lembre-se que tudo que foi citado aqui precisa sempre ser feito com a ajuda médica.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *