Oclusão venosa da retina, descubra o que é essa condição

A oclusão venosa da retina é uma condição de saúde muito grave que pode levar a perda permanente da visão. Dessa forma, ela ocorre por conta da obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o globo ocular.

O que pode estar relacionado a condições hereditárias. Bem como, aos hábitos de vida e alimentares da pessoa. Neste artigo você encontrará todas as informações que precisa sobre esse distúrbio vascular.

O que é a oclusão venosa da retina?

Basicamente, a oclusão venosa da retina é o bloqueio de um ou mais vasos sanguíneos que levam nutrientes até ela. Nesse sentido, a redução da irrigação compromete a saúde do tecido.

Fazendo com que a retina vá perdendo a sua função com o passar do tempo. Desse modo, o resultado é perda progressiva da visão que pode evoluir para um quadro permanente se não houver tratamento.

Além disso, a obstrução das veias que alimentam a retina pode gerar outras consequências para a saúde dos olhos. Por exemplo:

  • Elevação na pressão intraocular propiciando o desenvolvimento de um quadro de glaucoma;
  • Formação de edema macular (vazamento de líquido na retina);
  • Perda total ou parcial da visão.

Infelizmente, a oclusão venosa da retina é um quadro que não pode ser revertido ou curado. No entanto, se o tratamento for realizado logo no início do problema é possível evitar a perda da visão.

Porém, nem sempre os sintomas desse distúrbio vascular são fáceis de serem identificados. Visto que, em algumas pessoas, o quadro pode evoluir silenciosamente.

Uma imagem contendo no interior, monitor, computador, mesa

Descrição gerada automaticamente

Causando a perda parcial da visão e uma grande pressão intraocular repentinamente. Dessa forma, a melhor forma de evitar o problema é se consultar com um oftalmologista regularmente.

A fim de realizar exames periódicos para checar a saúde dos olhos. Assim, o problema poderá ser resolvido logo no início. Permitindo que a pessoa siga uma vida normal utilizando óculos de grau ou lentes de contato.

Quais são os principais sinais e sintomas?

Geralmente, os principais sintomas associados com a oclusão venosa da retina são:

  • Visão turva constante em um ou dois olhos;
  • Súbita perda da visão momentânea;
  • Perda da visão por tempo prolongado acompanhado de uma pressão muito intensa e dolorida nos olhos;
  • Piora da visão em horários específicos do dia;
  • Olhos sensíveis e doloridos.

Dessa forma, assim que qualquer um desses sintomas é identificado o recomendado é procurar um oftalmologista imediatamente. Para que o tratamento possa ser iniciado.

A fim de evitar graves consequências para a saúde ocular e a visão do paciente no futuro. Já que a progressão dessa obstrução vascular é muito rápida.

Existe tratamento para a oclusão venosa da retina?

Sim, felizmente existe um tratamento para a oclusão venosa da retina que pode incluir:

  • Intervenção cirúrgica a laser para prevenir o desenvolvimento de edema macular e glaucoma;
  • Administração de fármacos para bloquear o crescimento de novos vasos sanguíneos na retina;
  • Cirurgia para implantar anti-inflamatórios corticoides diretamente no tecido ocular a fim de garantir uma ação prolongada.

Nesse sentido, se o diagnóstico for realizado rapidamente, o tratamento tem bom prognóstico. Pois, interrompe a progressão para um quadro grave que levaria o paciente a cegueira.

Por fim, é importante saliente que, passado o período de recuperação o paciente pode levar uma vida normal. Podendo utilizar lentes de contato livremente. Pois, elas não interferem de modo algum com a retina.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *