O que é uma lente tórica e para que ela serve?

As lentes tóricas são realmente muito eficazes para quem apresenta problemas relacionados ao astigmatismo. Dessa forma, elas podem auxiliar nessa correção visual e trazer benefícios aos seus usuários.

Assim, é importante entender como elas realmente funcionam e quais são as vantagens na sua utilização. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que são essas lentes e como elas atuam.

O que são lentes tóricas?

Basicamente as lentes tóricas são produtos específicos para quem apresenta um problema chamado astigmatismo. Desse modo, eles são diferenciados em relação aos outros produtos que atuam na correção visual.

Assim, a geometria e aparência dessas lentes lembram muito um donut, sendo irregular e com curva acentuada. Além disso, o mesmo consegue gerar certas potências com diversas refrações que podem variar.

Com isso, elas aumentam ou diminuem a medida que o produto vai se movimentando. Enquanto que são geradas muitas potências focais tanto nas posições horizontais quanto nas verticais.

Consequentemente as lentes tóricas conseguem melhorar a visão evitando que a mesma fique embaçada. Assim, isso possibilitará uma perfeita correção e permitirá com que a pessoa realize suas tarefas com facilidade.

De fato, o ideal é buscar um oftalmologista e realizar os exames necessários para detectar o astigmatismo. Então, o profissional irá orientar o paciente quanto aos melhores produtos do mercado.

Nesse sentido, a pessoa poderá escolher as lentes tóricas e então o problema em questão será corrigido. Certamente, esse produto consegue melhorar muito as dificuldades apresentadas por esse fator.

Características presentes nas lentes tóricas

Esses tipos de lentes podem ser feitos em diversos materiais tais como o hidrogel e o silicone hidrogel. Enquanto que as mesmas podem ser gelatinosas trazendo maiores confortos aos seus usuários.

Assim, quando o olho entrar em contato com as lentes tóricas a experiência por parte do usuário será bastante positiva. De fato, elas mantém uma grande quantidade de água na sua parte interna.

Além disso, são bem flexíveis e possuem uma espessura bem fina, enquanto que melhoram a oxigenação da córnea. Por certo, a hidratação gerada será muito grande, garantindo uma maior saúde ocular.

Entretanto, apenas um oftalmologista é quem poderá indicar as lentes tóricas para os seus pacientes. Então, deve-se realizar exames específicos a fim de detectar o problema e buscar uma solução posteriormente.

O que é astigmatismo?

A fim de informar ainda mais as pessoas, vamos explicar resumidamente o que vem a ser o astigmatismo. Desse modo, essa é uma dificuldade visual que atrapalha as pessoas de enxergar de perto e de longe.

Assim, ele se dá devido ao formato irregular que está presente na córnea da pessoa. Com isso, é necessário utilizar lentes tóricas que possam vir a auxiliar na correção do problema em questão.

De fato, a principal causa desse tipo de problema é justamente a córnea ter se estendido e ficado irregular. Então, ela acaba se tornando oval, o que faz com que o problema surja.

Com o erro na refração a luz será distorcida ao adentrar nos olhos da pessoa. Nesse sentido, diversos pontos focais são criados quando o certo seria ter apenas um deles.

Alguns dos sintomas do problema são:

  • Embaçamento na visão;
  • Não conseguir enxergar de perto e nem de longe;
  • Dores nos olhos e na cabeça;
  • Vista cansada;
  • Sensibilidade a luminosidade;
  • Troca de letras e números que sejam parecidos.

Ao menor sinal de alguns desses sintomas o ideal é buscar ajuda de um oftalmologista para corrigir o problema. Assim, ele poderá lhe indicar as lentes tóricas que podem ajudar a recuperar a visão.


4 Replies to “O que é uma lente tórica e para que ela serve?”

    1. Adilson, boa tarde!
      Informamos que as lentes e o tratamento ideal para portador de ceratocone é com as lentes de contato rígidas gás permeáveis. As lentes de contato gelatinosas não irão corrigir sua necessidade por completo. O ideal é procurar uma clínica ou centro especializado em adaptação de lentes de contato para seguir com o tratamento.

  1. Presciso de comprar lentes com grau e gostaria de saber mais a respeito pois fiz o exame mas o oftalmologista não me disse qual é o meu problema de vista , já uso lentes de contato à 3 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *